
Curso Psicanálise com crianças, com Jorge Veschi
Turma 6as feiras
Turma 6as ferias, semanal, 12 encontros online, das 10h às 12h
Para se inscrever, clique aqui.
Calendário:
Julho: 4,11, 18, 25
Agosto: 1, 8, 15, 22, 29
Setembro: 5,12 e 19
Neste curso vamos trabalhar a relação entre criança e infância, a infância enquanto discurso teórico e técnico sobre as crianças que, eventualmente desenvolvem resistências quanto a este discurso. As tecnologias da infância e a tecnologia no trabalho com crianças.
Freud conceitua o polimorfismo perverso: pulsional, libidinoso na infância. Freud aponta na direção do inconsciente.
A escola inglesa tematiza as peripécias do Self em torno das posições e do ambiente. A escola inglesa, principalmente Winnicott aponta na direção do ambiente e das implicações dos envolvimentos.
A escola francesa tematiza os destinos do desejo do Outro e a constituição do desejo enquanto subjetividade. Apontam na direção da linguagem, do social na constituição de uma subjetividade comprometida.
Temos o Pequeno Hanns enquanto caso paradigmático do atendimento psicanalítico formulado por Freud. Vamos trabalhar o desdobramento do atendimento de crianças a partir das construções de Freud, influenciadas por Anna Freud, Melaine Klein, D. Winnicott, J. Lacan, M. Mannoni, P. Aulagnier, F. Dolto…
A proposta do curso é na direção da clínica com crianças, cada vez mais necessária dentro dos desdobramentos das famílias, instituições e sociedade.
O trabalho terapêutico com crianças com quadros mais graves, com membros da família com problemas importantes, situações de adoção e gemelaridade, traumas e lutos difíceis.
A psicanálise com crianças:
Intervém no processo de fixação do sintoma.
Participa ativamente na construção das transferências familiares.
Participa da construção da articulação da libido, pulsões e imagos inconscientes com o ambiente, o corpo, o social na construção da linguagem.
Ajuda nas condições de um ambiente se tornar acolhedor para o real que uma criança traz e faz existir.
Cria um campo de possibilidades para a expressão, acolhimento interpretação do inconsciente.
É de uma natureza muito parecida com o sonho, tal como o mundo e linguagem infantil.
Pode precisar que se façam intervenções importantes no ambiente. O mundo interno da criança provoca efeitos importantes em seu ambiente e o ambiente em seu mundo interno.
Encontrar e construir um setting adequado é decisivo. A construção de uma área transacional e transicional, uma área livre temporária.
Quando elaboradas as situações internas, a análise e analista ´desaparecem´.
Quem e como o analista é, são bastante determinantes.

