Neutralidade e princípio de abstinência: revisitando os textos freudianos sobre a técnica, com Ligia Maria Durski.
Início: 16/10/2024 à 27/11/2024
Horário: das 19h30 às 21hs
Duração: 4 aulas, semanais, 4ª feiras, online pelo Zoom
Incrições pelo Sympla aqui.
No curso, abordaremos os chamados “textos sobre a técnica”, de Freud, bem como os textos Análise Terminável e Interminável (1937) e Construções em Análise (1937). Tal seleção de textos tem o objetivo de pensar as consequências éticas, bem como as consequências normativas, das proposições freudianas acerca do manejo clínico.
Embora os chamados “textos sobre a técnica” datem de um período de pleno amadurecimento da metapsicologia freudiana, meados dos anos 1910, eles se consolidaram historicamente como cartilha prescritiva do fazer do/a analista.
Analistas “obedientes demais” (nas próprias palavras de Freud) ainda fazem uso de tais textos de maneira enrigecedora, não contemplando a elasticidade da técnica.
Neste sentido, uma das possíveis confusões geradoras de excessos normativos e disparada pelos textos sobre a técnica é a confusão entre “neutralidade” e “princípio de abstinência”.
Investigaremos essa potencial confusão também a partir de textos do final da obra freudiana, lançando um olhar crítico e panorâmico sobre o campo do manejo clínico em Freud.
Um importante objetivo do curso é abrir um espaço de reflexão e diálogo sobre os efeitos da oscilação, flexibilidade e/ou rigidez da técnica em nosso fazer clínico.