Grupos de Trabalho,  Problematizações da Formação em Psicanálise

Grupo Problematizações da Formação em Psicanálise

A palavra problematizações no nome do GT Problematizações da Formação em Psicanálise tem um sentido inerente aos objetivos do grupo, ou seja, acentuar a importância de colocar em pauta questões a respeito transmissão da formação e do ofício do psicanalista.

Problematizar implica em um trabalho de elaboração, abertura de novos caminhos a partir da abordagem crítica dos diversos modelos de formação de psicanalistas. Em consonância com a instituição, o GT parte da proposição de que a psicanálise se transmite pela experiência que se funda no inconsciente e na transferência. Ainda em consonância com a orientação da instituição, se posiciona de modo contrário a qualquer formação de analistas alicerçada em relações hierárquicas de poder e recusa qualquer apropriação da formação de analista submetido às leis do mercado e/ou ao modelo universitário.

No nosso GT problematizamos a própria psicanálise e seus compromissos teóricos e clínicos com as questões e impasses do sofrimento psíquico na contemporaneidade, em suas manifestações no ocidente, nos países do mundo não ocidental e na realidade brasileira.

Periodicidade: Mensal – 1ª segunda-feira do mês às 20h

Representante: Rodrigo Siqueira Borges

Componentes: 

Carlos C. Coelho

Beatriz Boueri

Bárbara Taveira Fleury

Désirée Jung