Grupo de Estética e Psicanálise

O tema do grupo é a relação entre a arte e as formas de subjetivação implicadas no fazer psicanalítico. Foi criado em 2005, temos trabalhado sem interrupção. É aberto e se renova continuamente, em participantes e em temática.

Procuramos levar em consideração os efeitos psicanalíticos conscientes e inconscientes dos trabalhos abordados. Uma metodologia surge a partir do garimpo coletivo do grupo e os diálogos possíveis entre a obra de arte, o artista, a prática psicanalítica e os traços e interconexões criativas que fazem laços e produzem algo.

É uma aposta no singular e na intersecção entre os campos da arte e do fazer psicanalítico, ambos muito atentos para a criação de mundos possíveis a partir de processos criativos e de subjetivações. O grupo se autoriza a ir além das fronteiras conceituais estabelecidas e se aventura por caminhos desconhecidos, buscando criar redes e conexões. Navegar nas texturas do viver e nas experiências da psicanálise e da arte, dentro e fora da clínica, do ateliê e dos espaços de performance; navegar nas diferenças entre as subjetividades na psicanálise e na criação de objetos no campo da arte.

Depois de alguma leitura em filosofia clássica, estudamos autores como Jacques Rancière, Didi-Huberman, Arthur Danto, Giulio Carlo Argan, Rogério Luz e Joel Birman, e artistas como Marcel Duchamp, Tunga, Francis Bacon e sua abordagem por Deleuze. É um grupo marcado pela produção coletiva de trabalhos e participação nas Jornadas do EBEP.

Organizamos um encontro em torno do filme “Prelúdio da Fúria”, de Gilvan Barreto. Na Jornada de 2019 apresentamos o trabalho “Resistência com Virgínia de Medeiros: o poder de imagens e vozes dissonantes”, que resultou em publicação na revista Eco-pós, da UFRJ, “Cais do Corpo: o poder de imagens e vozes dissonantes na ressignificação da prostituição”.  Na Jornada de 2024 apresentamos “Criação e coletividade na obra de Rosana Paulino”.

Atualmente o grupo se dedica à produção da arte dos povos originários, seguindo o intuito de dar ênfase aos efeitos das estéticas dissonantes.

Membros do grupo:

Alejandra Vargas

 Ana Eduarda Diehl

 Desirée Jung

Irene Grether

Jorge Luiz Veschi

Ligia Durski

Marcelo Vasconcelos

Marielena Legey

Nelma Cabral

Vera Pallamin

Zelia Villar.

Representante: Margarida Cavalcanti

Reuniões mensais, na quarta semana de cada mês, na quarta-feira, às 20:45

*Foto: Escultura de Zélia Villar, Sem Título, Latão e Aço Inox, 2000.