Ateliê de Escritas


Os encontros serão quinzenais, na sede do EBEP, com início em 13/06/2025.

Horário: 16h30 às 18h00


Responsáveis: Ana Eduarda Diehl e Bárbara Fleury


Há vagas para ações afirmativas.


O Ateliê de escritas é um dispositivo voltado a tod_s que desejam experimentar o que a escrita produz em nós. Por que escrevemos? Quais são os efeitos de uma escrita? Que escritas uma psicanálise pode produzir? Essas são algumas das questões que nortearão esse ateliê.

Aqui, o texto não é uma mera representação secundária da fala ou da experiência vivida, mas a própria cena original de inscrição. Trabalharemos a escrita como disparador analítico, justamente por ela ser causa e efeito do inconsciente: descontínua, heterogênea, passível de condensações e deslocamentos, adensando tanto a memória quanto o devir.

No Ateliê, a escrita será objeto de trabalho, uma artesania manual que envolve algo para além da técnica: a experiência. Assim, tod_s os participantes ocuparão o lugar de artesãos da própria escrita, circulando entre duas posições: a de escritores e a de leitores de seus pares.

O objetivo será criarmos um espaço de investigação, experimentação e construção de escritas. Um processo que é, ao mesmo tempo, íntimo e compartilhado.