Curso Psicanálise com crianças, com Jorge Veschi

Turma aos sábados  

Calendário:

Julho: 5, 12, 19, 26

Agosto: 2, 8, 16, 23, 30

Setembro: 6, 13 e 20/09

Turma aos sábados, semanal, 12 encontros online, das 10h às 12h.

Para inscrições, clique aqui.

Neste curso vamos trabalhar a relação entre criança e infância, a infância enquanto discurso teórico e técnico sobre as crianças que, eventualmente desenvolvem resistências quanto a este discurso. As tecnologias da infância e a tecnologia no trabalho com crianças.

Freud conceitua o polimorfismo perverso: pulsional, libidinoso na infância. Freud aponta na direção do inconsciente.

A escola inglesa tematiza as peripécias do Self em torno das posições e do ambiente. A escola inglesa, principalmente Winnicott aponta na direção do ambiente e das implicações dos envolvimentos.

A escola francesa tematiza os destinos do desejo do Outro e a constituição do desejo enquanto subjetividade. Apontam na direção da linguagem, do social na constituição de uma subjetividade comprometida.

Temos o Pequeno Hanns enquanto caso paradigmático do atendimento psicanalítico formulado por Freud. Vamos trabalhar o desdobramento do atendimento de crianças a partir das construções de Freud, influenciadas por Anna Freud, Melaine Klein, D. Winnicott, J. Lacan, M. Mannoni, P. Aulagnier, F. Dolto…

A proposta do curso é na direção da clínica com crianças, cada vez mais necessária dentro dos desdobramentos das famílias, instituições e sociedade.

O trabalho terapêutico com crianças com quadros mais graves, com membros da família com problemas importáantes, situações de adoção e gemelaridade, traumas e lutos difíceis.

A psicanálise com crianças:

Intervém no processo de fixação do sintoma.

Participa ativamente na construção das transferências familiares.

Participa da construção da articulação da libido, pulsões e imagos inconscientes com o ambiente, o corpo, o social na construção da linguagem.

Ajuda nas condições de um ambiente se tornar acolhedor para o real que uma criança traz e faz existir.

Cria um campo de possibilidades para a expressão, acolhimento interpretação do inconsciente.

É de uma natureza muito parecida com o sonho, tal como o mundo e linguagem infantil.

Pode precisar que se façam intervenções importantes no ambiente. O mundo interno da criança provoca efeitos importantes em seu ambiente e o ambiente em seu mundo interno.

Encontrar e construir um setting adequado é decisivo. A construção de uma área transacional e transicional, uma área livre temporária.

Quando elaboradas as situações internas, a análise e analista ´desaparecem´.

Quem e como o analista é, são bastante determinantes.