Agenda | Rio de Janeiro 2020

EBEP – Rio de Janeiro (RJ)

EVENTOS ANTERIORES

Novembro:

XIX Jornada EBEP-Rio

Setembro:

Cidades Justas, cidades urgentes!
TAINÁ DE PAULA – Arquiteta e Urbanista, ativista das lutas urbanas, mobilizadora popular e coordenadora do BR cidades.

Julho:

Conferência Online: Pandemia, pandemônio e o lado sombrio de Dionisos
VITOR PORDEUS – Médico psiquiatra transcultural comunitário e ator. Professor convidado de psiquiatria social e transcultural da Universidade McGill, Montreal, Canadá. Fundador do Hotel da Loucura (2009-2016) e do Teatro DyoNises no antigo Hospício do Engenho de Dentro, Instituto Municipal Nise da Silveira.

Conferência Online: Alegria, liberdade e multidão
CRISTINA RAUTER – Professora titular do Instituto de Psicologia da UFF.
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=32oPadmGYV0

Junho:

Conferência Online: Uma leitura psicanalítica na pandemia
JOEL BIRMAN – Psicanalista, membro do EBEP-Rio, professor titular da UFRJ e professor aposentado no Instituto de medicina Social da UERJ. Membro de honra do Espace Analytique. Premiado três vezes com o Jabuti, categoria Psicanálise e Psicologia, e recebeu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, categoria Ensaio Social, da Biblioteca Nacional.
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LtEaiwmXqao

Março:

Mesa redonda: Psicanálise e racismo em debate
REGINA HERZOG – Psicanalista, professora da Pós-graduação em Teoria Psicanalítica/UFRJ; pesquisadora do CNPq; coordenadora do NEPECC (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade); Coordenadora do Curso de Especialização “Psicanálise e Contemporaneidade: trauma e urgências subjetivas” (CCE/PUC).
JÔSE SALES – Psicanalista, Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ; psicóloga da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; professora da UNESA e autora do livro Racismo no Brasil: um olhar psicanalítico”.

Fevereiro:

Carnaval e Alegria: Narrativas do mundo do samba
ADRIANA CASTRO – Psicóloga, Mestre em Psicologia (UFF), Doutoranda e Servidora do IFF/FIOCRUZ
ALEXANDRE RIBEIRO WANDERLEY – Psicanalista (CPRJ), Doutor em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), Coordenador do coletivo carnavalesco e ponto de cultura tá pirando, pirado, pirou!
ENÉAS ELPÍDEO – Violinista do coletivo carnavalesco e ponto de cultura tá pirando, pirado, pirou!
MUNIQUE MATTOS – Artista cênica, do som, da poesia e do movimento
OSWALDO LUIS FREITAS MAIA – Psicanalista e psicólogo do CAPIII Maria do Socorro, Coordenador do coletivo carnavalesco e ponto de cultura tá pirando, pirado, pirou!

Janeiro:

Grupo de Trabalho Problematizações da Formação em Psicanálise

Dezembro:

Genealogia da fúria e da violência na sociedade brasileira – uma leitura psicanalítica
JOEL BIRMAN – Psicanalista, membro do EBEP-Rio, professor titular da UFRJ e professor aposentado no Instituto de medicina Social da UERJ. Membro de honra do Espace Analytique. Premiado três vezes com o Jabuti, categoria Psicanálise e Psicologia, e recebeu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, categoria Ensaio Social, da Biblioteca Nacional.
A Conferência de encerramento das atividades de 2019 está disponível no nosso canal do You Tube!
Assista neste link: https://www.youtube.com/watch?v=9KYa_KxnvEs

Novembro:

Conferência: Teatro e Política da Psicanálise, seguida de lançamento do livro “O Inconsciente teatral – psicanálise e teatro: homologias”
ANTONIO QUINET – Psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, Doutor em Filosofia, Professor do programa de pós-graduação de Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA), dramaturgo e encenador, Diretor da Cia. Inconsciente em Cena.

Conferência: Populismo ou neofascismo? O laboratório interseccional do neoliberalismo
ÉRIC FASSIN – É professor na Universidade Paris 8 Vincennes – Saint-Denis (departamento de estudos de gênero e departamento de ciência política) e pesquisador no LEGS (Laboratório de estudos de gênero e sexualidade, CNRS), professor convidado na Universidade de Genebra e na Universidade de Barcelona. Sociólogo engajado no debate público, trabalha especialmente sobre a politização das questões sexuais e raciais e, portanto, sobre a interseccionalidade, mas também sobre a democracia, o populismo e as minorias. Publicou O sexo político, Gênero e sexualidade no espelho transatlântico (Ed. EHESS, 2009), Democracia precária, Crônicas da desrazão de Estado (La Découverte, 2012), Esquerda: o futuro de uma desilusão (Textuel, 2014) e Populismo: o grande ressentimento (Textuel, 2017; traduções em turco, espanhol, alemão, italiano, português e, em breve, inglês). Em preparação: O gênero francês (La Découverte, 2020).

Conferência: Psicanálise e normatividade
JÔ GONDAR – Psicanalista, membro efetivo do CPRJ, doutorado e pós-doutorado em psicologia clínica, professora titular da UNIRIO e autora, entre outros livros, de “Com Ferenczi: clínica, subjetivação, política” (juntamente com Eliana Schueler Reis).

Outubro:

Conferência de Thamy Ayouch com o lançamento do livro “Psicanálise e hibridez: gênero, colonialidade, subjetivações”
THAMY AYOUCH – http://thamy-ayouch.wix.com/thamy-ayouch

Conferência: Garotas que se cortam: manifestações da angústia na contemporaneidade – discussão a partir de um caso clínico
ROSANE MONTEIRO RAMALHO – Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e do Instituto APPOA. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Mora e clinica no Rio desde 2007. Segue clinicando e mantendo seminários em Porto Alegre.