Agenda | Rio de Janeiro 2019 – 2020

Exibir:TodosConferência (RJ)Jornada
  • Genealogia da fúria e da violência na sociedade brasileira – uma leitura psicanalítica
    Genealogia da fúria e da violência na sociedade brasileira – uma leitura psicanalítica
    Conferência de encerramento das atividades de 2019 – Sexta-feira às 18h
    Valor de inscrição entre R$15,00 e R$30,00
    Joel BirmanPsicanalista, membro do EBEP-Rio, professor titular da UFRJ e professor aposentado no Instituto de medicina Social da UERJ. Membro de honra do Espace Analytique. Premiado três vezes com o Jabuti, categoria Psicanálise e Psicologia, e recebeu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, categoria Ensaio Social, da Biblioteca Nacional.
  • EBEP-Rio DE PORTAS ABERTAS! Grupo de Trabalho Problematizações da Formação em Psicanálise
    EBEP-Rio DE PORTAS ABERTAS! Grupo de Trabalho Problematizações da Formação em Psicanálise
    Venha conversar conosco sobre o projeto político do EBEP que é centrado na horizontalidade,
    nos grupos de trabalho e na liberdade de pensamento.

EVENTOS ANTERIORES

Novembro:

Conferência: Teatro e Política da Psicanálise, seguida de lançamento do livro “O Inconsciente teatral – psicanálise e teatro: homologias”
ANTONIO QUINET – Psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, Doutor em Filosofia, Professor do programa de pós-graduação de Psicanálise, Saúde e Sociedade (UVA), dramaturgo e encenador, Diretor da Cia. Inconsciente em Cena.

Conferência: Populismo ou neofascismo? O laboratório interseccional do neoliberalismo
ÉRIC FASSIN – É professor na Universidade Paris 8 Vincennes – Saint-Denis (departamento de estudos de gênero e departamento de ciência política) e pesquisador no LEGS (Laboratório de estudos de gênero e sexualidade, CNRS), professor convidado na Universidade de Genebra e na Universidade de Barcelona. Sociólogo engajado no debate público, trabalha especialmente sobre a politização das questões sexuais e raciais e, portanto, sobre a interseccionalidade, mas também sobre a democracia, o populismo e as minorias. Publicou O sexo político, Gênero e sexualidade no espelho transatlântico (Ed. EHESS, 2009), Democracia precária, Crônicas da desrazão de Estado (La Découverte, 2012), Esquerda: o futuro de uma desilusão (Textuel, 2014) e Populismo: o grande ressentimento (Textuel, 2017; traduções em turco, espanhol, alemão, italiano, português e, em breve, inglês). Em preparação: O gênero francês (La Découverte, 2020).

Conferência: Psicanálise e normatividade
JÔ GONDAR – Psicanalista, membro efetivo do CPRJ, doutorado e pós-doutorado em psicologia clínica, professora titular da UNIRIO e autora, entre outros livros, de “Com Ferenczi: clínica, subjetivação, política” (juntamente com Eliana Schueler Reis).

Outubro:

Conferência de Thamy Ayouch com o lançamento do livro “Psicanálise e hibridez: gênero, colonialidade, subjetivações”
THAMY AYOUCH – http://thamy-ayouch.wix.com/thamy-ayouch

Conferência: Garotas que se cortam: manifestações da angústia na contemporaneidade – discussão a partir de um caso clínico
ROSANE MONTEIRO RAMALHO – Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e do Instituto APPOA. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Mora e clinica no Rio desde 2007. Segue clinicando e mantendo seminários em Porto Alegre.

Setembro:

Filme seguido de debate: Nossos mortos têm voz seguido de debate com o diretor e roteirista Fernando Sousa e com Ibis Pereira, coronel da reserva da PM

Agosto:

Conferência: A clínica da psicose
OLIVIER DOUVILLE – Psicanalista, professor na Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense. Dirige a revista Psychologie Clinique. Autor de diversos livros: Les figures de l’Autre – Pour une anthropologie clinique, Dunod, 2014; Les méthodes cliniques en psychologie, Dunod, 2014 e Clinique psychanalytique de l’exclusion, Dunod, 2012, entre outros.

Conferência: Por que a Palestina importa?
BERENICE BENTO – Professora do Departamento de Sociologia da UnB, pesquisadora do CNPq. Tem vários livros publicados e artigos em periódicos acadêmicos e em mídias alternativas. Seus temas de pesquisa são: gênero, sexualidade, direitos humanos e a questão palestina.

Conferência: O trauma colonial e a branquidade: desafios para pensar o evento racial
FÁTIMA LIMA – Antropóloga. Feminista alinhada ao feminismo negro e decolonial. Professora da UFRJ. Professora dos programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PIPGLA – UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico – Raciais  – PPRER – CEFET. É colaboradora da ONG Casa das Pretas.

Julho:

Mesa Redonda: Clínica e Política de Drogas em debate
NICOLA WORCMAN – Psiquiatra especialista em uso de substâncias psicoativas, mestre em Psicanálise pela Paris 7, pesquisa políticas públicas em saúde mental e redução de danos.
PAULA NAPOLIÃO – Mestre em sociologia e antropologia pela UFRJ e pesquisadora nos eixos drogas e justiça do CESeC.