Curso Online – Transmissão de marcas traumáticas através de gerações: questões para a clínica psicanalítica

Transmissão de marcas traumáticas através de gerações: questões para a clínica psicanalítica
Professor: Eliana Schueler Reis – Doutora em História Social pelo PPGHIS-UFRJ. Psicanalista, membro do EBEP-Rio, membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi.
Horário: Sextas-feiras de 14h30 às 16h
Dias: 08 e 22/05, 05 e 19/06, 10 e 24/07
Máximo: 30 alunos – LOTAÇÃO ESGOTADA
Valor: R$ 80,00/mês
Este ano continuamos com o estudo da transmissão transgeracional do trauma e vamos trabalhar a questão colocada por Ferenczi dos fantasmas que atravessam e assombram as relações entre crianças “mal-acolhidas” e seus familiares. Atravessamento que se manifesta de forma insidiosa através de tendências a adoecimentos físicos, afetos depressivos e que foge às possibilidades narrativas. São não ditos, memórias clivadas e afetos velados.

A partir desse enfoque lançaremos, igualmente, um olhar sobre a transmissão transgeracional no plano coletivo – familiar e social – introduzindo uma discussão sobre a transmissão das marcas traumáticas do racismo estrutural e de como as pessoas negras e brancas são afetadas por isso, tendo seus lugares existenciais fixados. Discussões baseadas em textos de abordagens clínicas que buscam acolher essas questões através de conceitos como “desmentido”, “clivagem psíquica”, “identificação ao agressor”.

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS SOBRE OS CURSOS ONLINE:

Whatsapp: (21) 98485-5796 ou, preferencialmente, via E-mail: ebep@dh.com.br