Filme e debate – 15/06

DIA 15/06 – Sábado às 17h

Entrada franca sujeita à lotação.

O silenciamento no filme Menino 23 e a potência do testemunho

Filme Menino 23 de Belisário Franca seguido de debate com a produtora Rossana Giesteira e o psicanalista Eduardo Losiscer

A “trilogia do silenciamento” é um projeto que promete recuperar histórias e personagens brasileiros que vivem à margem da historiografia nacional.

O primeiro filme da trilogia foi o premiado documentário Menino 23, lançado em 2016 e o 2º filme foi Soldados do Araguaia que participou da Mostra internacional de SP e lançado nos cinemas em Março/18.

“Vivemos num tempo em que muitos alimentam a ideia de que “o melhor para a sociedade é dirigir o olhar para o futuro”, para fazer do silêncio sobre o passado uma norma. Essa postura é ingênua e entrega nossos destinos nas mãos de quem quer fazer prevalecer versões edulcoradas da realidade brasileira. Ao examinarmos a situação do Brasil, que saiu da ditadura sem que o tempo de violações tenha sido suficientemente passado a limpo, verificamos que ele está entre os países que mantêm um alto padrão de violência. Ser a nação que prefere a negação — do racismo, da violência, do machismo, do extermínio das populações indígenas — permite a perpetuação dessas práticas”.

SINOPSE:

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escodia sua simpatia pelo ideário nazista. Dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloízio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “Dois”), revelam suas histórias pela primeira vez.

ROSSANA GIESTEIRA

Graduada em Publicidade pela FACHA, pós-graduada em Produção Executiva para Cinema de TV e MBA em Mkt Digital, ambas pela FGV/ RJ, com 22 anos de mercado em comunicação com passagem pela Vivo, Embratel e Infoglobo. Desde 2011, empreende projetos ligados à comunicação com impacto e em 2015 inicia os trabalhos como produtora de impacto para o núcleo de filmes causa da Giros Produtora.

EDUARDO LOSISCER

Psicanalista e analista institucional argentino-brasileiro com atuação na Clínica do Testemunho

ASSISTA AO TRAILER:

MENINO 23 PÔSTER