Conferência – 04/04

DIA 04/04 – Quinta-feira às 21h

Inscrição: R$ 20,00

Políticas da sexuação: a psicanálise face ao gênero

Pedro Ambra

Psicanalista, doutor pela USP e pela Université Paris Diderot, pesquisador do Latesfip-USP e professor do Mestrado em Psicossomática da Universidade Ibirapuera. Acredita numa psicanálise inquieta, irreverente e libertária.

Pretendemos discutir apostas metodológicas em psicanálise que permitam articular suas bases conceituais a teorias e fenômenos contemporâneos ligados ao gênero.

Apresentaremos, em primeiro lugar, a masculinidade enquanto ponto cego em psicanálise e de que maneira uma saída pela via da história da virilidade pode tanto questionar a naturalização com a qual a masculinidade tem sido compreendida quanto permitir um trânsito com outros campos do saber.

Em seguida voltaremos nossa atenção para a apresentação do alcance e dos limites das chamadas “Fórmulas da Sexuação”. Por fim, ao retomar pontos centrais da organização política de grupos LGBT, discutiremos a enigmática afirmação que, segundo Lacan, resumiria tais fórmulas: “o ser sexuado não se autoriza senão por si mesmo e por alguns outros.”