Curso - 05/02

O lugar da Identificação na leitura do populismo feita por Ernesto Laclau
Professor: Leila Ripoll, psicanalista, membro do EBEP.
Horário: Terça-feira, das 20h30 às 22h
Periodicidade: Semanal
Início: 05/02
Duração: 4 aulas

Valor por aula: R$60,00
Reserva de vaga mediante pagamento antecipado.

A proposta do curso é apresentar e discutir o conceito de Identificação e sua utilização no trabalho de Ernesto Laclau na leitura do populismo. A importância do conceito de identificação em psicanálise é destacada por Laplanche&Pontalis: “Na obra de Freud, o conceito de identificação assumiu progressivamente o valor central que faz dela, mais do que um mecanismo psicológico entre outros, a operação pela qual o sujeito humano se constitui.” Porém, para além desse lugar que o conceito ocupa no campo psicanalítico, inextricavelmente ligado a noção de transferência, nosso interesse também deve-se à centralidade da noção de identificação para a interlocução atual entre psicanálise e política, empreendida por Butler, Laclau e Zizek , em detrimento da categoria de identidade, até então amplamente utilizada na filosofia política. Nesse curso, iniciaremos apresentando o conceito de identificação e depois trataremos brevemente da abordagem de Laclau no livro A Razão Populista, para abordar um novo modo de entender os processos pelos quais são constituídos os grupos na ação política e para analisar as forças que são mobilizadas e confrontadas nas lutas democráticas.

Bibliografia:
FREUD, S. (1921) “Psicologia das massas e análise do eu” in Psicologia das massas e análise do eu e outros textos – Obras Completas vol. 15, Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2011.
_______. (1923) “O Eu e o Id” in O Eu e o Id, “Autobiografia” e outros textos – Obras Completas vol. 16, Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2011.
LACAN, J. Os complexos familiares, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
_______. “O estádio do espelho como formador da função do eu” in Escritos, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
LACLAU, E. A Razão Populista, São Paulo:Três Estrelas, 2013.