Cineclube – 22/09

DIA 22/09 – Sábado, a partir das 18h
Cineclube – 2º Semestre de 2018

NUNCA ME SONHARAM: JUVENTUDE EM PAUTA

Com o desejo que tematizar o desalento e a capacidade de resistência da juventude brasileira (e do mundo), deparamo-nos com o emocionante documentário Nunca me Sonharam que nos fornece o título da programação desse semestre. Trata-se de uma questão crucial para a psicanálise: o que será de nós se não formos mais capazes de sonhar? Ou melhor, que futuro espera nossa juventude se não reconhecermos nela a possibilidade de sonhar algo que nos transcende? Se não acreditarmos que está na juventude a potência de trazer o novo?

EXIBIÇÃO:

NUNCA ME SONHARAM

Direção: Cacau Rhoden
Duração: 1h 24min
Nacionalidade: Brasil, 2017

Sinopse:
O documentário traça um panorama sobre o ensino médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, principalmente a partir dos relatos dos estudantes. Nesses relatos aparecem os sonhos, as percepções das limitações impostas pela perversa desigualdade social e o lugar de exclusão que limita violentamente os sonhos. Mas também surgem, como vagalumes na escuridão, os lugares de resistência que mostram a potência do desejo. O documentário é permeado por análises de professores, diretores de escolas e especialistas. O foco é o valor da educação: os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive essa realidade.

Comentador: Alexandre Bárbara Soares – Doutor em Psicologia pela UFRJ, Mestre em Psicologia Social pela UERJ . Professor Adjunto do Depto. de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda). Tem experiência na área de Psicologia social e institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, cultura e espaços urbanos, politicas públicas para infância e juventude, comunidades e criminalização da pobreza, crianças, adolescentes e suas bases de apoio comunitárias, jovens crescendo em contextos de pobreza e violência.

O EBEP estará sempre aberto a partir das 17h45. O início da exibição do filme será às 18h.

  • Filiação semestral: R$ 80,00
  • Participação avulsa: R$ 25,00