TrAnSiDeNtIdAdEs – 15/08

DIA 15/08 – Quarta-feira das 9h às 11h

Taxa de inscrição: R$ 20,00
Reservas de vaga mediante pagamento antecipado.

TrAnSiDeNtIdAdEs – Psicanálise, gêneros e transexualidades

“Identidades não binárias: leituras psicanalíticas”

PATRICIA PORCHAT

A psicanálise com perspectiva feminista e de gênero permite leituras distintas das identidades não binárias. Todavia, o raciocínio psicanalítico clássico nos leva à compreensão das novidades de gênero como desencontro do sujeito com as normas. As identidades não normativas dificilmente escapam do lugar de um certo exotismo psicopatológico. É possível, de fato, ter liberdade para pensar a clínica do gênero?

“Transexualidades: idílio, prisão, exceção e piratarias de gênero”

SIMONE PERELSON

Propõe-se aqui refletir sobre a questão da transexualidade a partir de um passeio por quatro leituras: 1.o “limbo feliz de uma não- identidade” na Herculine de Foucault: 2. a disforia de gênero no discurso médico moderno, 3. o “aomenosum”, lugar de exceção ao discurso sexual nas fórmulas da sexuação de Lacan e 4. o pirata do gênero ou o corpo transformado em campo de práticas bioterroristas de gêneros no ensaio corporal de Paul B. Preciado.

Patricia Porchat

Professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual (Mestrado Profissionalizante) da UNESP/Araraquara.
É autora do livro Psicanálise e Transexualismo:Desconstruindo Gêneros e Patologias com Judith Butler (2014), pela Editora Juruá.

Simone Perelson

Professora do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica (PPGTP/UFRJ) e da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ). Membro do Ebep-RJ.