Trauma e Memória – 19/7

DIA 19/07 – Quinta-feira às 21h30

Taxa de inscrição: R$ 20,00
Reservas de vaga mediante pagamento antecipado.

Trauma e memória – A escrita ou a vida

Apresentação do livro de Daniel Boianovsky Kveller: “VOCÊS AINDA ESTÃO VIVOS? – FRAGMENTOS SOBRE TRAUMA, MEMÓRIA E HERANÇA” (Editora Criação Humana)
Seguido de comentários de Joel Birman sobre o tema TRAUMA E HOLOCAUSTO
Mediação: Natasha Helsinger

livro_Daniel “Vocês ainda estão vivos?” tem como ponto de partida os encontros e desencontros entre um jovem acadêmico e seus avós, sobreviventes do Holocausto. Como motor, o anseio pelo conhecimento de um passado que já não pode ser simplesmente relatado em magras palavras. Acompanhando os caminhos percorridos pelo autor de Porto Alegre a Jerusalém, Budapeste e Varsóvia, somos levados a suspeitar que sua herança abrange não apenas o inventário de memórias e tradições familiares, mas também as lacunas características daquilo que não pôde ser dito e lembrado, marcas que se impõem na sucessão de um sentido invisível e redobram os vértices que demarcam o silêncio e o impossível.

Daniel Kveller

Psicólogo, mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura (UFRGS) e doutorando em Psicologia Social e Institucional (UFRGS).

Joel Birman

Psicanalista. Professor do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica (PPGTP/UFRJ) e autor de diversos livros. Entre eles: Mal estar na atualidade, Arquivos do mal-estar e da resistência, Gramáticas do erotismo e As pulsões e seus destinos, que integra a Coleção Para Ler Freud.

Natasha Helsinger

Psicanalista. Membro do EBEP. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica (PPGTP/UFRJ)