Curso - março de 2019

Transmissão transgeracional – um resto impensado
Professor: Eliana Schueler Reis, psicanalista, membro do EBEP.
Horário: Sexta-feira, 14h às 16h
Periodicidade: Quinzenal
Início: 15 de março de 2019
Duração: 8 encontros

Valor por aula: R$60,00
Reserva de vaga mediante pagamento antecipado.

Este ano continuaremos a trabalhar os temas da empatia e do contágio na relação transferencial abordando a questão da transmissão inter e transgeracional de marcas de traumatismos que se encontram corporificadas sendo acessadas como registro mnêmico sensorial pela transferência.

A transmissão de memórias traumáticas através de gerações se dá por meio da emissão e recepção de pequenos sinais inconscientes, tanto no que toca à transmissão familiar quanto na dimensão coletiva de memórias pertencentes à sociedade em que se vive. Segundo Freud, há uma obrigatoriedade na transmissão das experiências adquiridas em cada geração para que a próxima não tenha que começar do zero. Nada pode escapar a ser transmitido, nenhum trauma, nenhum segredo, nenhum vestígio ou resto impensado. Para trabalhar esse tema serão utilizados textos de autores que mergulharam na questão da transgeracionalidade, a partir das indicações dadas por Freud em Totem e tabu e Moisés e a religião monoteísta.

Maria Torok, Nicholas Abraham, René Kaés, Evelyn Granjon, Marcelo Vignar, Haydé Fainberg, Sàndor Ferenczi, Boris Cyrulnik, entre outros, serão nossos guias nesse percurso.

Calendário provisório:
Março – 15 e 29
Abril – 12 e 26
Maio – 10 e 24
Junho – 7 e 21