Live no YouTube – 28/01


DIA 28/01 – Quinta-feira às 20h30

O que pode a clínica psicanalítica quando operada junto às estratégias de redução de danos com a população transexual?
Um relato de experiência de trabalho e a extração de algumas coodernadas clínicas.

Esta apresentação tem o objetivo de trazer um relato de experiência no campo da atenção psicossocial com pessoas transexuais em uso abusivo de substâncias pautando as estratégias de Redução de Danos como direção de trabalho potente quando unida a clínica psicanalítica.  Para tanto, abordaremos de forma breve a história das estratégias de Redução de Danos no Brasil e da formação da Rede de Atenção Psicossocial que até os dias de hoje apresentam grandes dificuldades de inclusão da população trans em suas propostas de trabalho. A que isto se deve? Seria devido a moral dos profissionais? E/ou a pouca capilaridade destes serviços em seus territórios de vida?

Ao mesmo tempo que desenharemos tais atravessamentos ético-políticos, vislumbraremos tocar na dimensão clínica destes corpos que aos olhos da medicina encontram-se em transição (mas estariam estes corpos num trânsito entre gêneros?) e a ideia “ de se montar” que está colocada para todo e qualquer sujeito da linguagem, seja ele cisgênero ou transgênero.

JULIO CESAR NICODEMUS – Psicanalista, Mestre e Doutor em Psicanálise pela UERJ com doutorado sanduíche pela Universidade do Porto. Autor do livro “Psicanálise, redução de danos e o uso abusivo de drogas: estratégias possíveis diante do impossível” lançado pela Editora CRV. Atualmente é Professor da pós graduação em Psicanálise da Universidade Celso Lisboa, UniLasalle e SEPAI/Candido Mendes e supervisor clínico territorial do CAPS-ad Alameda e da Equipe de Redução de Danos de Niterói.

TRANSMISSÃO GRATUITA ONLINE NO FACEBOOK E YOU TUBE

Facebook: https://www.facebook.com/ebeprj
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCqjzV7Proe_y5NhqnNI-MwA