Curso – A transmissão psíquica geracional – Questões clínico-políticas

A transmissão psíquica geracional – Questões clínico-políticas
Professor: Eliana Schueler Reis – Psicanalista, Escritora, membro do Ebep-Rio, membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi.
Horário: Sextas-feiras de 14h30 às 16h30
Duração: 07/08 à 30/10
Máximo: LOTAÇÃO ESGOTADA
Periodicidade: Quinzenal
ATENÇÃO: LOTAÇÃO ESGOTADA

A abordagem pela via da transmissão transgeracional nos leva a pensar como o fazer clínico além de trazer o tema dos fantasmas que assombram as relações, pode também se expandir no contato com as memórias ancestrais, não só familiares, mas da sociedade, das classes e das raças. Estamos considerando raça uma noção política, no sentido de desnaturalizar o ser branco e o ser negro e torná-los operadores de sensibilização subjetiva.

A partir desse enfoque lançaremos um olhar sobre a transmissão transgeracional no plano coletivo – familiar e social – introduzindo uma discussão sobre a transmissão das marcas traumáticas do racismo estrutural e de como as pessoas negras e brancas são afetadas por isso, tendo seus lugares existenciais fixados. Pretendemos trazer uma discussão sobre as questões colocadas para o analista em seu fazer clínico frente a essa problemática paradoxalmente tão antiga e tão contemporânea que nos põe a todos em cheque. Vamos utilizar textos de abordagens clínicas que buscam acolher essas questões através de conceitos como “desmentido”, “clivagem psíquica”, “identificação ao agressor”, “mutualidade”.

Calendário: total de 7 aulas

. Agosto – 7 e 21
. Setembro – 4 e 18
. Outubro – 2, 16 e 30

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS SOBRE OS CURSOS ONLINE:

Whatsapp: (21) 98485-5796 ou, preferencialmente, via E-mail: ebep@dh.com.br