Curso – Cinco psicanálises: Dora, um caso de histeria

Informações:
Horário: Sábados, de 10h às 11h30
Periodicidade: Semanal
Início: 12/09
Término: 17/10
Duração: 6 aulas
Membros do EBEP: R$ 120,00
Público externo: R$ 240,00

Link para a inscrição: https://www.sympla.com.br/curso-cinco-psicanalises-dora-um-caso-de-histeria__951371

Cinco psicanálises: Dora, um caso de histeria

Professor: Luiz Paulo Leitão Martins
Psicanalista, membro do EBEP-Rio, doutor em Teoria Psicanalítica (UFRJ) e em Psicanálise e psicopatologia (Paris Diderot), pesquisador associado do Centro de Pesquisas em Psicanálise, Medicina e Sociedade (Paris Diderot).


Publicada em alemão por iniciativa de S. Freud e pela primeira vez em 1924 (em Gesammelte Schriften, v. VIII), Cinco psicanálises reúne as grandes histórias de caso analisadas pelo autor, publicadas pela primeira vez isoladamente entre 1905 e 1918. Acompanhando os principais desenvolvimentos teóricos do autor, tais narrativas não apenas descrevem a utilização clínica do método psicanalítico e seus efeitos no tratamento, mas também revelam dificuldades e impasses na elaboração da metapsicologia freudiana. Primeiro de uma série de cinco cursos, Cinco psicanálises: Dora, um caso de histeria pretende revisitar o trabalho de construção desse fragmento de uma análise de histeria por Freud, identificando as principais problemáticas abordadas pelo autor: a etiologia dos sintomas histéricos, a interpretação dos sonhos na clínica, a transferência e o problema da identificação, e a importância da sexualidade no desenvolvimento das neuroses. Por fim, contemplando algumas das leituras de J. Lacan a propósito desse caso e da especificidade do discurso da histérica, pretende-se situar a lição que a histeria trouxe para a clínica psicanalítica e que permanece até os dias de hoje.

12/09: Cinco histórias de caso e um fragmento da análise de Dora
19/09: Sonho e histeria: associação livre e interpretação dos sonhos na clínica
26/09: Identificação e contingência na sexualidade
03/10: A questão histérica: o que é uma mulher?
10/10: O discurso da histérica como modalidade de laço social
17/10: A lição da histeria e a experiência psicanalítica

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS SOBRE OS CURSOS ONLINE:

Whatsapp: (21) 98485-5796 ou, preferencialmente, via E-mail: ebep@dh.com.br

INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:

Através do aplicativo Sympla via o link https://www.sympla.com.br/curso-cinco-psicanalises-dora-um-caso-de-histeria__951371. Nessa modalidade, o pagamento deve ser feito por boleto ou cartão de crédito e pode ser parcelado pela plataforma. A plataforma cobra um percentual de 10% por esse trabalho e o curso deve ser pago integralmente no momento da inscrição.

As inscrições serão processadas pela secretaria do EBEP/Rio, de 2a à 6a feira no horário das 10h às 18h.